ESTE ESPAÇO DE REFLEXÃO É SEU. MANDE SEU ESTUDO PARA SER PUBLICADO!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Artigo Pr André Carvalho- VERDADES SOBRE O DÍZIMO !!

Volta e meia tem acontecido nos mais diversos meios de comunicação uma série de abordagens acerca da prática do dízimo, algumas coerentes outras tendenciosas, enfim, a verdade é que este tema tem sido objeto de muitas discussões .Baseado nesta realidade queremos apresentar neste texto uma abordagem clara, prática e concisa acerca do tema, não vamos fazer abordagens etimológicas ou históricas, somente uma abordagem bíblica pastoral buscando um entendimento acerca do assunto.

Em primeiro lugar precisamos compreender que o dízimo é acima de tudo uma questão de gratidão. O primeiro texto bíblico que relata a entrega do dízimo foi o de Gênesis 14:20, neste texto Abraão entrega ao sacerdote Melquisedeque a décima parte de tudo o que tinha conquistado fruto da vitória sobrenatural contra quatro reis que tinham seqüestrado seu sobrinho Ló e família, de uma forma sobrenatural Deus permitiu que Abraão com apenas trezentos e dezoito homens vencesse aqueles quatro exércitos, salvasse seus familiares e ainda adquirisse ali vários bens. Veja que Abraão entregou o dízimo porque reconhecia o favor de Deus sobre a sua vida, reconhecia que sem uma intervenção sobrenatural ele nunca teria alcançado êxito em sua trajetória, Abraão então entrega o dízimo de livre e espontânea vontade fruto do reconhecimento dos benefícios que o Senhor tinha plantado sobre a sua vida.
Bem, como o ato de dizimar é uma atitude de gratidão que passa pelas mãos de representantes de Deus, no caso de Abraão Melquisedeque, no nosso caso a igreja de Jesus em suas mais diversas expressões, é possível que algum tipo de erro possa acontecer na aplicação destes recursos, se bem que se houverem erros representam uma minoria inexpressiva, porém, um possível erro de aplicação não invalida a necessidade de demonstrarmos atitudes de gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos tem dado.
Outro fato importante é que o dízimo é uma questão de justiça. Deus é um Deus de justiça, um salmista chega a afirmar : “ Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem.” Salmos 89:14. É justo que alguém que recebeu o amor e a graça de Deus através da Igreja oportunize outros a também receberem, é obvio que para que outros possam receber é necessário que as instituições e seus ministros estejam de pé, vigorosas na doutrina e nas finanças. Se estivermos gratos pelo que Deus fez por nós através do Cristo pregado pela Igreja precisamos amá-la e como fruto deste amor praticar o dízimo.
Existem diversos outros fundamentos que poderíamos citar aqui, porém, o que queremos deixar claro é que não deixaremos de pregar as verdades bíblicas por causa de nenhum episódio, minha bíblia continua falando de um Deus que salva, transforma, liberta, dá sentido a vida do ser humano, cuida dos órfãos e das viúvas e nos ensina a gratidão através do dízimo. Cremos em toda a bíblia e continuaremos a pregá-la com toda a força da nossa existência independente das circunstâncias. Um episódio confuso não pode apagar da memória de nosso povo o que milhares de homens de Deus nesta nação tem feito em prol de nossa sociedade.

2 comentários:

  1. Gostei das colocações que foram feitas acerca do dízimo. Quero apesar de saber que você tem ciencia fazer mençãode que fé e fidelidade também estão inseridas na questão abordada.Seu pai Carvalho.

    ResponderExcluir